Tao Te Ching
, comumente traduzido como “O Livro do Caminho e da Virtude”, é uma das mais conhecidas e importantes obras da literatura da China. Foi escrito entre 350 e 250 a.C. Sua autoria é, tradicionalmente, atribuída a Lao Tzi (literalmente, “Velho Mestre”), porém a maioria dos estudiosos atuais acredita que Lao Tzi nunca existiu e que a obra é, na verdade, uma reunião de provérbios pertencentes a uma tradição oral coletiva versando sobre o Tao (a “realidade última” do universo). A obra inspirou o surgimento de diversas religiões e filosofias, em especial o Taoismo e o Budismo Chan (e sua versão japonesa, o Zen).

10 Frases de sabedoria do livro “Tao Te Ching” para sua evolução pessoal.

1. "Se você está deprimido, você está vivendo no passado; se você está ansioso, você está vivendo no futuro; se você está em paz você está vivendo no momento presente."

2. "Ser profundamente amado por alguém nos dá força; amar alguém profundamente nos dá coragem."

3. "Conhecer os outros é inteligência, conhecer-se a si próprio é verdadeira sabedoria. Controlar os outros é força, controlar-se a si próprio é verdadeiro poder."

4. "Pagai o mal com o bem, porque o amor é vitorioso no ataque e invulnerável na defesa."

5. "A alma não tem segredo que o comportamento não revele."

6. "O sábio não se exibe e vejam como é notado. Renuncia a si mesmo e jamais é esquecido."

7. "Preocupa-se com o que os outros pensam, e você será sempre prisioneiro deles."

8. "Tem medíocres suficientes para achar duas bobagens: primeiro que a verdade existe; e segundo que ele é dono dela."

9. "Grandes realizações são possíveis quando se dá importância aos pequenos começos."

10. "Toma consciência dos teus pensamentos; pois resultam em palavras. Toma consciência das tuas palavras; pois resultam em ações. Toma consciência das tuas ações; pois resultam em hábitos. Toma consciência dos teus hábitos; pois resultam em caráter. Toma consciência do teu caráter; pois resultará no teu destino."

 

Gostou? Deixe um comentário abaixo! Não se esqueça de compartilhar este post com seus amigos.