Pense no seguinte: Quanto da sua vida é afetada pelo fato de você não dispor de tempo? Você fica estressado, não dorme direito nem o suficiente, fica distraído ou impaciente? Quando souber o preço que paga por nunca ter tempo para nada, se sentirá ainda mais motivado a obter o controle sobre seu dia.

1 – Reveja a forma como gasta seu tempo

Reveja a maneira como gasta o tempo pelo menos uma vez ao ano. Às vezes ficamos presos a uma situação e só continuamos a fazer uma coisa porque sempre a fizemos. Pense com cuidado em como gastar seu tempo e certifique-se de que não está deixando de fazer coisas que são importantes para você agora.

2 – Aproveitando o tempo livre

O que você fará com o tempo hábil quando conseguir administrar melhor seu dia? Saber a resposta para essa pergunta o motivará a fazer mudanças no sentido de obter mais tempo para fazer aquilo de deseja.

Pense por um instante, responda a essa pergunta e escolha um item que realmente o anime a administrar melhor seu tempo. Por exemplo, você pode querer passar mais tempo com as crianças, sair com sua esposa ou aprender a cozinhar.

Quando você identificar uma ou duas coisas que lhe sejam importantes, se sentirá bem mais inspirado a fazer e a manter as mudanças necessárias.

3 – Arranje tempo

Se há algo que você quer fazer, então arranje tempo para isso agora. Não espere mais! Não é bom se arrepender das coisas. Arrume o tempo necessário para realizar aquilo que é mais importante para você e sua família.

E falando nisso, você sabe o que é realmente importante para sua família? Se você não fez essa pergunta a seus familiares ultimamente, então a hora é agora. Talvez você se surpreenda com as respostas.

4 – Administre melhor o seu tempo.

Cronometre-se. Meça o tempo que você leva para realizar as tarefas rotineiras, não tanto para que você condense sua rotina e realize-a mais depressa, mas para poder reservar tempo suficiente no futuro.

Quando não sabemos quanto tempo cada tarefa requer,podemos superestimar ou subestimar o tempo necessário para realizá-la.Isso pode fazer com que você esteja sempre atrasado ou deixe de realizar uma tarefa porque pensa que ela tomará mais tempo do que de fato toma.

5 – Descubra o que está desperdiçando seu tempo!

Com o que você está desperdiçando tempo? Verifique com quais atividades você tende a perder tempo durante o dia.

Pode ser em uma missão de busca e resgate para encontrar a chave antes de você conseguir sair de casa ou correr o risco de sair sem tudo o que precisa, perdendo tempo ao ter de voltar para casa.

Você pode gastar tempo demais para verificar os e-mails ou para ir à loja pela terceira vez na semana porque se esqueceu de comprar tudo da primeira vez. Identificar com o que você perde tempo é o primeiro passo para recuperá-lo.

6 – Faça uso do relógio.

Use relógio. Usá-lo durante todo o dia vai melhorar muito sua capacidade de avaliar o tempo.

Além disso, você sempre saberá que horas são e isso o ajuda a manter-se na linha, evitando que fique em cima da hora, pensando “como foi ficar tão tarde?” e tenha de correr.Se você não é fã de usar relógio,você pode ter um relógio à mão optando por um modelo pequeno que fica pendurado na fivela do cinto,na bolsa ou em algum outro lugar criativo.

7 – Não perca o seu tempo e nem o do seu colega

Assim que você compreender o que alguém está lhe explicando, diga-lhe: ”OK.,entendi.”Assim a pessoa fica sabendo que pode seguir em frente.

Da mesma forma,se alguém lhe disser isso,quando você estiver falando algo,pare de falar.Ignorar esse tipo de feedback é um erro,cometido sobretudo pelas pessoas ligadas a detalhes.Como valorizam isso,imaginam que os outros também,o que nem sempre é verdade.

Para ter certeza de que uma pessoa compreendeu sua explicação, observe cuidadosamente as reações e os sinais não verbais que ela envia. Talvez a pessoa esteja se mostrando impaciente assentindo com a cabeça, olhando para o lado, passando o peso do corpo de uma perna para outra.

Esses sinais indicam se você ainda prende a atenção do interlocutor. Se ele estiver perdendo o interesse, resuma rapidamente o que tem a dizer-siga em frente. Mas, se ele se mostrar interessado em esclarecer alguma dúvida, diga algo como: ”não sei se estamos falando da mesma coisa.

Vamos repassar esse ponto.” Assim que a questão for esclarecida, prossiga.

08 – Escolha como gastar seu tempo

Se você planeja oferecer-se para realizar uma dentre várias tarefas,comprometa-se logo,assim você poderá escolher a tarefa que você tenha mais habilidade para realizar,que mais lhe agrade ou que leve menos tempo para ser cumprida.Você pode escolher como gastar seu tempo.

09 – Pare de doar seu tempo

Pare de doar seu tempo no trabalho. Com frequência,mesmo sem que nos peçam,logo nos oferecemos para ajudá-lo que significa mais trabalho para nós.Espere até que lhe peçam ajuda. Você vai economizar muito tempo.

10 – Tempo para pensar

Quando alguém lhe fizer um pedido e você não quiser aceitá-lo, mas não souber exatamente como fazer isso,peça à pessoa que converse com você mais tarde.Assim você poderá fugir da situação e terá mais tempo para pensar melhor.

11 – Diga não e tenha mais tempo

Dizer “não” pode ser de fato difícil. Você não quer desapontar a outra pessoa e nos ensinaram a ser prestativos. Porém, aprender a dizer “não”,ao menos de vez em quando,significa que esta reconhecendo sua necessidade de ter mais tempo disponível,e você precisa aprender como fazer isso.

12 – Assuma a responsabilidade sobre o seu tempo.

Assuma a responsabilidade. Perceba que você é o responsável por seu tempo e descubra como usá-lo.É claro,algumas vezes as coisas realmente saem do controle,mas na maior parte do tempo você decide.

Assim,seja um guardião impiedoso e não deixe que roubem seu tempo.Se ajudar,finja que seus 1440 minutos diários são dinheiro e pense antes de gastá-lo.


Gostou? Deixe um comentário abaixo! Não se esqueça de compartilhar este post com seus amigos.